" Arte. Essa linguagem de potência estranha que ousa e se aventura a falar de acontecimentos e percepções da vida pela voz de fazedores de práticas artísticas, sejam ou não artistas."

 

O Ensino de Arte, visto como área de conhecimento e linguagem deverá se dar de forma a articular três eixos metodológicos,a saber:

 
Criação/produção em Arte – o fazer artístico
 
Fruição estética – apreciação significativa da Arte e do universo a ela relacionado;leitura; crítica;
 
Reflexão: a Arte como produto da história e da multiplicidade de culturas
 

TERRITÓRIOS DA ARTE

 
 

“Cartografia da arte” um novo modo de olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar. Um pensamento curricular em arte pode se mover em diferentes territórios da arte&cultura, mapeados como:

 

Linguagens artísticas -artes visuais,música, teatro, dança, artes audiovisuais, se constroem na inventiva criação de linguagens,elaboradas com códigos que se fazem signos artísticos. 

 

Processo de criação  - compreensão do que vem a ser o percurso criador específico do fazer de práticas artísticas. Muitos mitos têm cercado a criação artística, ancorados principalmente na ideia de genialidade e valorização  de habilidades manuais específicas. Ao contrário do que se pensa, a criação artística envolve aprendizagem.

 

Materialidade - Em todo trabalho de arte sempre há a combinações de materiais. Cada material é uma matéria que dá consistência física à obra de arte.Matérias são pele sobre a carne da obra ”.

 

Forma-conteúdo  - Onde se vê a forma,lá está o conteúdo. Kandinsky discute essa questão de modo certeiro. Para ele, “a forma é a expressão exterior do conteúdo interior”. O invisível do conteúdo só se torna visível pela forma, isto é, pelos próprios elementos que compõem a visualidade, a musicalidade, a teatralidade.

 

Mediação cultural  -  O estudo sobre a experiência estética e os modos de

provocar essa experiência é a tônica da mediação cultural, seja nos bastidores das Instituições Culturais , ou no espaço da escola, em que o professor, se pode dizer, é também um curador quando privilegia algumas obras e artistas e não outros, quando exibe reproduções de obras, quando planeja uma visita a uma exposição ou a uma sala de espetáculos ou concertos, quando coordena a apresentação de trabalhos de seus alunos (seja numa exposição ou espetáculo, nos eventos da escola etc.).

 

Patrimônio cultural  -  Obras de arte que habitam a rua, obras de arte que vivem em museus, obras de arte efêmeras que são registradas em diferentes mídias, manifestações artísticas do povo que são mantidas de geração em geração, são bens culturais, materiais e imateriais, que se oferecem ao nosso olhar. Quando conservados, enriquecemos. Patrimônio e preservação são, assim, quase sinônimos. O estudo da arte tendo como viés a ideia de patrimônio cultural,oportuniza a ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.

 

    Saberes estéticos e culturais  - Para conhecer arte e cultura, há saberes que são como estrelas para aclarar o olhar ou o pensamento sobre arte. Podemos chegar pertinho do que já se pensou sobre artistas ou obras de um período, quando abrimos o discurso da história da arte. Podemos ter um olhar ampliado sobre a experiência estética, quando em contato com as teorias estéticas produzidas pela filosofia, ou, ainda, sobre a percepção e a imaginação estética quando olhamos o que a psicologia da arte tem a nos dizer sobre isso ou mesmo investigar o papel do artista na sociedade pelas questões que a sociologia da arte nos provoca.Talvez, seja na antropologia da arte que podemos procurar, por exemplo, os sentidos da arte indígena para seu povo; o sentido dos signos africanos em suas manifestações artísticas, ou da própria multiculturalidade no Brasil tão presente nas estéticas do cotidiano.

Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Arte /  Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008 

ISBN 978-85-61400-08-8.

1. Arte (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.